quarta-feira, 28 de maio de 2008

Estados Unidos e Israel conbatem o contrabando

As autoridades dos Estados Unidos e de Israel confiscaram cerca de US$ 500 mil em dinheiro, ouro e diamantes, e detiveram quatro pessoas vinculadas com esse tipo de contrabando durante uma operação conjunta realizada na semana passada.
As autoridades também investigaram um vôo comercial que fazia a rota entre EUA e Jordânia e apreenderam um cidadão americano que faria conexão em Israel. Ele portava US$ 49 mil em espécie.

Postado por Filipe

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Para entender melhor o Islã



O Islã é a religião predominante no Oriente Médio e em vastas porções da África e da Ásia, reúne hoje cerca de 1,3 bilhões de pessoas, de diferentes origens étnicas, culturais e sociais. No dia 11 de setembro de 2001, um grupo de terroristas provocou a morte de 3.700 pessoas e reforçou o cerco de preconceitos e mal-entendidos em torno do islamismo. Todos os países muçulmanos e seus principais líderes religiosos condenaram as ações terroristas. Porém George W. Bush foi mais ouvido: anunciou uma "luta do bem contra o mal”, e em Washington foram aprovadas leis que permitem a detenção de estrangeiros com base em critérios puramente étnicos ou religiosos. O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, falou da "superioridade da civilização ocidental", isso tudo serviu de pretexto para ações de xenofobia e intolerância religiosa. É fato que alguns países de maioria islâmica possuem grupos extremistas, em geral com uma motivação de fundo político, especialmente a ocupação israelense de territórios palestinos, que "inspira" movimentos no mundo inteiro. Basta, porém, espelhar-se no multiculturalismo que floresceu na península Ibérica durante os quase nove séculos de influência árabe e muçulmana (a partir de 711), entre outros exemplos, para compreender que tolerância e islamismo são compatíveis. O fundamentalismo, conceito surgido entre protestantes norte-americanos (em algumas cidades do sul dos EUA, o ensino do darwinismo ainda é proibido), e o extremismo não são exclusividade de muçulmanos. Envolvem também cristãos, judeus, hindus e budistas. Conceitos difundidos por orientalistas, como "mentalidade árabe" e "caráter tipicamente islâmico", por exemplo, são fruto de ignorância, ingenuidade ou má-fé deliberada, além de um complexo de superioridade que está difundido no ocidente. Quem será que está mais certo?


Postado por Adriana

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Líbano comemora acordo de paz

Após 18 meses de crise política, governo e oposição libanesas entram em acordo para eleger o novo presidente do país. As negociações, que foram exaustivas, resultaram na escolha do general Michel Suleiman para a presidência do Líbano. O acordo tem como medida também a criação de nova lei eleitoral para 2009 e o poder de veto ao grupo xiita Hezbollah (que compõe a oposição). Por causa dessas exigências, quase não foi possível estabelcer consenso entre as duas partes, que estiveram a ponto de abandonar as negociações, se não fosse pelo intermédio da Liga Árabe, que aproximou os interesses e possibilitou o fechamento do acordo.

Mais em:

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL488745-5602,00.html

ou

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2900401-EI308,00.html

Postado por Marina

domingo, 18 de maio de 2008


Consumismo, este o maior problema da humanidade. O prazer de fazer compras e ter mais e mais coisas, não é apenas uma simples troca de mercadorias por dinheiro. Toda a matéria-prima para fabricar esses objetos são extraídos da natureza, e de modo irresponsável. Os recursos naturais por mais grande que a quantidade seja, não são infinitos. Os Estados Unidos da América, é o país que mais contribue com esse extrativismo exagerado, sabendo que o planeta necessita destes recursos pra sobreviver, mesmo assim só pensam no próprio bolso. A principal causa do aquecimento global é devido a grande número de florestas desmatadas para a extração da madeira e da liberação em grande escala de gases poluentes na atmosfera. Os países já se reuniram para propor um acordo com o objetivo de dimininuir a quantidade desses gases. Os norte-americanos serão os mais afetados se continuar nesta situação. A saúde do planeta está em nossas mãos, devemos ter consciência de que acabando com a Terra, estamos acabando com a nossa própria casa.




postado por Thales

Homem é condenado por morte de arcebispo




A justiça iraquiana condenou homem envolvido no assassinato do arcebispo de caldeu de Mossul, monsenhor Faraj Rahu, que faleceu durante o seqüestro. O arcebispo foi seqüestrado em 29 de fevereiro por homens armados não identificados. O corpo foi encontrado em meados de março.A morte foi condenada tanto pelo Papa Bento XVI, como pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, além do primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki. ''O condenado é um dos líderes do braço iraquiano da Al-Qaeda, procurado pela justiça por sua responsabilidade em vários crimes contra o povo iraquiano", afirmou Dabbagh.




Postado por Thales

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Iraque propõe recompensas para desarmar Al-Qaeda


O governo do Iraque está arrecadando armas em troca de dinheiro. Acreditam assim que poderão começar o processo de desmilitarização da cidade de Mossul, localizada em Nivive. Diz o primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki que a campanha deve durar por 10 na província, centro dos seguidores de Osama Bin Laden..

Postado por Deliê

domingo, 11 de maio de 2008

Israel “comemora” 60 anos de autonomia

Em 8 de maio de 1948 foi criado o Estado autônomo de Israel, sob os ecos do genocídio semita ocorrido na Segunda Guerra Mundial. Seis décadas se passaram e as mortes continuam, já que são enormes os conflitos entre palestinos (habitantes anteriores do território que constituiu Israel) e os israelenses. A intolerância religiosa e a disputa territorial leva à formação de um panorama caótico, com predomínio da violência e da crueldade. Bombardeios e outros atentados já estão atrelados à imagem do Oriente Médio e consequentemente são temas recorrentes em nosso blog. Desse modo, pode-se concluir que as comemorações podem vir a servir apenas como uma forma de distração, mas a situação geral não se alterou ao longo do tempo, infelizmente.

Postado por Morgahna

Além dos costumeiros vôos de caças em formação, paradas decoradas por bandeiras e reminiscências televisivas dos idosos pioneiros do país, os promotores estão planejando outra coisa. Uma conferencia de três dias com os maiores cérebros do mundo para 'tornar os judeus um pouco mais globais e tornar o mundo um pouco mais judaico” disse Shimon Peres, presidente de Israel e anfitrião da conferência.

Postado por Adriana