quinta-feira, 31 de julho de 2008

Curdistão é contra nova lei eleitoral


Protesto contra rejeição de lei movimentou milhares de Curdos em Erbil, a 350 km de Bagdá. Os protestantes requisitam a anexação da cidade de Kirkuk a seu território, autônomo desde 1991. A região de Kirkuk é disputada por diversas comunidades já que é rica em petróleo. Ela já pertencia ao Curdistão iraquiano, porém, foi separada do país durante o governo de Saddam Hussein.
O protesto não é exatamente contra a lei, mas sim, contra sua rejeição, já que o texto que propunha a anexação da cidade obteve aprovação do senado mas foi rejeitada dois dias depois pelo conselho presidencial iraquiano. Este, afirmou que a lei continha irregularidades constitucionais e vícios de procedimento.
Postado por Marina Martins

domingo, 20 de julho de 2008

Marinha israelense abre fogo contra pescadores palestinos

Hoje (20/07/2008) de manhã a marinha israelense abriu fogo durante mais de 15 minutos contra pescadores palestinos no litoral de Gaza, em uma nova violação do cessar-fogo na Faixa iniciado em 19 de junho.
Os navios militares israelenses dispararam projéteis e balas em dois incidentes no noroeste de Gaza, um primeiro de dez minutos e outro de sete.
Não houve vítimas, mas alguns botes palestinos foram afetados, o qual o exército israelense está investigando.
Apesar de Israel ter retirado os colonos e soldados de Gaza em 2005, a marinha israelense ainda controla o espaço marítimo da Faixa, um dos motivos pelos quais, segundo o direito internacional, este território palestino segue sob ocupação.
O incidente desta manhã ocorreu um dia depois que a trégua entre Hamas e Israel em Gaza completou um mês.

Postado por Adriana

sábado, 19 de julho de 2008

Acordo cumprido. Paz? Nem tanto...


Na quarta-feira (16/07) ocorreu a libertação de cinco prisioneiros do Hezbollah, que estavam sob custódia de Israel. Em troca, os libaneses enviaram os corpos dos soldados israelenses Ehud Goldwasser e Eldad Regev (foto acima), capturados em 12 julho de 2006. Dentre os prisioneiros libertados, destaca-se Samir Qatar, o mais antigo prisioneiro libanês de Israel (foi preso em 1979, pela morte de três pessoas, entre elas uma menina de apenas 4 anos). Os cinco chegaram ao Líbano no mesmo dia, onde foram recebidos como heróis. A respeito desse acordo, Shimon Peres afirmou: "Esse não é um dia feliz para nenhum de nós, soltar assassinos como este. Mas nós temos uma obrigação moral e espiritual de trazer os nossos soldados de volta para casa". Considera-se assim, encerrada simbolicamente a guerra de 2006 entre Israel e o Hezbollah. O conflito iniciou-se em 12 de julho de 2006, devido a uma emboscada que militantes do grupo libanês armaram contra uma patrulha israelense. Mesmo que a troca realizada entre os países possa ser considerada em âmbito internacional uma vitória ou algum pequeno avanço rumo à paz, uma coisa é certa: o preço pago pelos dois lados foi muito alto, já que morreram cerca de 1125 libaneses e 160 israelenses no conflito.

domingo, 13 de julho de 2008

Irã ameaça destruir Iraque e bases americanas

É perigosa a situação entre Irã e Iraque/Estados Unidos. Devido às críticas ao programa nuclear desenvolvido pelo Irã, as autoridades desse país anunciaram que estão dispostos a destruir o Iraque e as bases americanas lá instaladas por qualquer mínimo movimento que vá contra a política iraniana.
Histórico: O Irã tem testado vários mísseis e armas nucleares durante os últimos meses e devido a isso é alvo de muitas críticas vindas do Ocidente, principalmente dos Estados Unidos. Condoleezza Rice afirmou que os testes eram mais uma evidência de que o "mundo precisa de um sistema de defesa com um escudo antimísseis". Quanto ao Irã, garante que seu programa nuclear é apenas para geração de energia.

Postado por Marina Martins