domingo, 31 de agosto de 2008

Liga Árabe reúne-se no próximo dia 08

O secretário-geral da Liga Árabe, Amre Moussa, convocou os ministros de Assuntos Exteriores árabes para uma reunião em 8 de setembro, a fim de discutir o conflito entre as facções rivais palestinas do Fatah e do Hamas, cuja rivalidade cria um derramamento de sangue crescente.
Fala-se também de uma tentativa de apaziguamento na Faixa de Gaza, área extremamente conflituosa entre os dois grupos palestinos. Segundo Moussa, o Secretário da Liga Árabe, a reconciliação entre todos os palestinos é determinante, caso se queira, de fato, reduzir os conflitos na região . Porém, a movimentação em direção à Gaza só pode ser feita com autorização dos palestinos e o secretário-geral adjunto da Liga Árabe, Mohammed Sabih, disse que sua organização não recebeu, até agora, nenhum pedido formal por parte de algum país-membro sobre o envio de tropas árabe a Gaza.
Postado por Marina Martins

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Atividades econômicas de Jaraguá do Sul


Jaraguá do Sul é uma das principais economias de Santa Catarina, sendo sede de muitas importantes indústrias, principalmente dos setores metalmecânico, têxtil e alimentício. É o terceiro pólo industrial do estado. Produz também chapéus, calçados, componentes eletroeletrônicos de informática e parapentes;
É a quarta cidade catarinense que mais exporta;

O município de Jaraguá do Sul conta com 2.999 empresas comerciais, 1.002 indústrias,2.785 empresas prestadoras de serviços e 27 instituições financeiras;Jaraguá do Sul é sede do Lançamento do Prêmio FINEP em abril de 2006 e entrega do Prêmio em outubro de 2006, sendo a primeira cidade do país a realizar este evento fora do eixo das capitais(Prêmio FINEP analisa e premia os projetos de inovações tecnológicas em diversas áreas);
A cidade foi eleita pela Gazeta mercantil como a sexta mais dinâmica do país, considerando-se desemprenho econômico e qualidade de vida.
Elaborado por Adriana, Marina Martins e Morgahna

Indústrias

A maior indústria do setor metal-mecânico é a Weg, que é a maior empresa latino americana nesse ramo, e uma das maiores do mundo todo. Fundada em Jaraguá do Sul, primordialmente com o nome de “Eletromotores Jaraguá”, destaca-se também com atuação nas áreas de comando e proteção, automação de processos industriais, geração e distribuição de energia e tintas e vernizes industriais. Sua inovação se deu principalmente a partir da década de 80 quando começou a produzir componentes eletroeletrônicos, vernizes eletroisolantes e sistemas elétricos industriais completos. O sucesso da empresa é comprovado pelo crescente aumento nas estatísticas relacionadas à seus colaboradores, faturamento e exportação (os três setores bateram recorde em 2007). A Weg emprega mais de 13000 pessoas (2005), 25 vezes mais do que a segunda maior empresa da cidade, representando, portanto, uma indispensável fonte de renda local.

No ramo alimentício, as maiores empresas são a Seara Alimentos e a Duas Rodas Industrial.
- Seara Alimentos: com mais de 50 anos de existência, é a empresa líder na exportação de cortes de frango e carne suína, no mercado interno concentra sua atuação na área de carnes processadas produzindo linguiças, salsichas, presuntos, mortadelas. Destaca-se pela verticalização da produção, atuando desde a produção dos ovos até a produção da carne, em abatedouros e frigoríficos. Possui um terminal privado de cargas no Porto de Itajaí, sendo este o primeiro e único no país.
- Duas Rodas Industrial: a empresa possui mais de 80 anos de existência e originou-se da Rudolph Hufenüssler Fábrica de Essências, que foi a primeira produtora de óleos essenciais do Brasil. Passou a chamar-se Duas Rodas Industrial em 1992, e atualmente é umas das maiores produtoras de matérias-primas para a indústria de alimentos da América Latina. Atua em cinco áreas: produtos para sorvetes, aromas, condimentos e aditivos, soluções integradas e agroindustrial. Fabrica mais de 3000 produtos, inclusive para exportação (Am. Latina, Europa, Am. do Norte). A matriz da empresa se localiza em Jaraguá do Sul, embora possua unidades no nordeste do Brasil, na Argentina, no Chile e no Peru.

Já no setor têxtil, as maiores empregadoras são a Marisol S.A. e a Malwee Malhas Ltda., ficando a Zanotti em terceiro lugar.
- Marisol S.A: abriu em 1964 produzindo chapéus de praia (por isso o nome “mar” e “sol”). Em 1979, com a compra da Marquardt S.A., começa a produzir malhas. A sede é em Jaraguá do sul, mas ela possui unidades em Corupá, Schroeder, Massaranduba e Benedito Novo. Sua produção é de 400 toneladas de malha por mês. Atualmente a Marisol produz para 5 marcas: Marisol (roupas para toda a família); Criativa (segmento feminino adulto); Lilica Repilica (feminino infantil), Tigor T. Tigre (masculino infantil) e Stone Soup (t-shirts para segmento masculino adulto). A Marisol exporta para 22 países, sendo os mercados mais representativos a Europa (Itália, Alemanha e França) e a América Latina (Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Argentina).
- Malwee Malhas: a empresa é oriunda da firma Wegge(que atua em vários setores), que em 2008 completa 102 anos. Em 1964 o frigorífico da empresa fechou, e para ocupar o espaço a família Weege resolveu, depois de pesquisas, abrir a Malwee Malhas Ltda. de Jaraguá do Sul. A empresa abriu no dia 4 de julho de 1968 com apenas 4 funcionários. Hoje ela possui 3600 funcionários e comporta os maiores setores da empresa como a malharia, a tinturaria, o corte, a costura, a estamparia, a dobração e o desenvolvimento de criações das peças. A Malwee tem unidades em Blumenau e em Pomerode, e é considerada uma das mais modernas indústrias têxteis do Brasil.
-Zanotti : com parque industrial atualizado, área construída de mais de 80 mil metros² e equipamentos de alta tecnologia (oriundos da parceria entre os empreendedores e os engenheiros fabricantes dos aparelhos), ela se classifica como uma das empresas mais modernas do mercado internacional. Produz roupas para moda praia, esporte e também lingeries. A Zanotti preza pela união entre tecnologia e tendências atuais, produzindo peças diferenciadas, com tecnologias antibacterianas, antimanchas, tecidos que não desgastam e podem ser submetidos a severas lavagens.
Elaborado por: Adriana, Morgahna, Filipe e Marina Martins

Um diferencial: Vôo livre e parapentes

Jaraguá do Sul é conhecida por oferecer um dos melhores locais do Brasil para a prática de vôo livre. É a sede da Sol Paragliders que está entre os dez maiores fabricantes mundiais de parapentes e acessórios, sendo a única fabricante de equipamentos de vôo livre na América Latina. O município é referência para o vôo livre em todo o Brasil e até no exterior. A Sol está presente em mais de 50 países, certificada como fabricante de equipamentos de vôo livre na Europa, Japão e América do Norte. Além de produzir e exportar, a empresa contribui para o desenvolvimento da prática do vôo livre e divulga o Estado de Santa Catarina e o município de Jaraguá do Sul em todo o mundo. A Sol Paragliders organiza expedições pelo Brasil com seus pilotos, buscando a quebra de recordes. Em duas expedições já foram quebrados sete recordes mundiais, colocando o Brasil no centro das atenções desse esporte. Está instalada em uma área de 2.000 m² e conta com uma equipe de 95 funcionários, sendo 12 pilotos. A Sol é uma das poucas empresas de parapente do mundo a ter fábrica própria.
Elaborado por Marcelo

Agricultura e Turismo

Na agricultura, destacam-se as lavouras de grãos (como o milho e o arroz), a horticultura e a bananicultura. Há também o desenvolvimento da psicultura. Outra opção econômica oferecida, por iniciativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, é a fruticultura tropical, que em Santa Luzia já acontece, através do plantio de mudas de maracujá.

O turismo da cidade é impulsionado principalmente pela realização da Schützenfest, a festa dos atirados, que faz parte das festas de outubro que acontecem em Santa Catarina. A tradição dos clubes de caça e tiro, nasceu na Alemanha e foi trazida para a região pelos imigrantes. A Schützenfest é considerada a maior festa de atiradores do Brasil. Tem como atrativos as competições de tiro, grupos folclóricos, bandas alemãs e comida típica. É o maior evento social e turístico da cidade. Em 2007 a festa reuniu um público de 73.554 pessoas durante os 10 dias de festa. A cidade de Jaraguá do Sul é cercada de montanhas da cadeia da Serra do Mar e cortada por três rios de médio porte e seus afluentes. Essa beleza natural está fazendo com que o ecoturismo seja uma das promessas da cidade. A maior prova são os praticantes de Vôo Livre, que constantemente visitam a cidade em busca da rampa no Morro Boa Vista.Elaborado por Marcelo, Deliê e Thales