segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Novo presidente americano não é sinônimo de mudanças imediatas para O.M

Embora com propostas de governo bem diferentes, aposta-se que para qualquer candidato (Obama ou McCain) eleito pelos americanos, o Oriente Médio continuará sendo um problema sem solução imediata. As mudanças previstas para essa região serão efetuadas lentamente e de forma limitada, já que o novo presidente precisará de tempo para estabelecer suas idéias. Porém, é possível que dentro de dois anos haja a renegociação do prazo de retirada de tropas americanas dos territórios Iraquianos, sendo que uma vitória dos Democratas aceleraria tal processo. Tirando a situação conflituosa entre Estados Unidos e Iraque, as demais questões a serem solucionadas por lá terão que esperar, entre elas: o dilema da intervenção a respeito do armamento nuclear iraniano e a já histórica divergência entre palestinos e judeus.

Postado por Marina Martins

domingo, 2 de novembro de 2008

Iraque e Síria buscam solução após ataque dos EUA

Segundo um comunicado do Ministério de Assuntos Exteriores do Iraque, Hoshiyar Zebari, e o ministro de Assuntos Exteriores sírio, Walid al-Moualem discutiram "meios que permitam conter as conseqüências do ataque aéreo americano na zona de Abu Kamal (Síria), perto da fronteira com o Iraque", que deixou oito mortos.
Os dois reiteraram seu desejo de reforçar os laços bilaterais entre "os dois países irmãos" e enfatizaram a necessidade de superar a crise gerada pelo ataque.
Após essa agressão, ainda não confirmada por parte das autoridades americanas, a Síria criticou a postura do governo iraquiano que em um princípio tentou justificar a ação dos EUA pelo pouco controle que, na sua opinião, têm as autoridades de Damasco sobre sua linha fronteiriça com país vizinho.
Além disso, as autoridades de Damasco suspenderam indefinidamente a próxima reunião da comissão bilateral entre Síria e Iraque, que aconteceria nos próximos dias 12 e 13 de novembro.
Bagdá mostrou sua rejeição de o Exército americano usar seu território para lançar ataques contra a Síria e enfatizou sua vontade de que se inclua um ajuste no acordo de segurança negociado com os EUA que proíba que suas forças lancem ataques do Iraque.

Postado por Deliê Tomio Galliani

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Ein Prosit!


Não é só aqui que a época é de Oktoberfest. Durante apenas dois dias, a palestina também encontra-se na tradicional festa alemã. O evento acontece desde 2005 e tem como objetivo apoiar a indústria local, que é muito dependente da israelense. Este ano, os dias escolhidos foram o deste último final de semana (11 e 12 de outubro). "Com a festa, queremos transmitir uma mensagem de resistência à ocupação israelense, impulsionar a economia de Taybeh e transmitir uma boa imagem dos palestinos, através de nossos produtos, como a cerveja e o azeite de oliva", explicou o organizador do evento e dono da cervejaria Taybeh, Nadim Joury. Enquanto os organizadores da oktober de lá festejam as 10 mil pessoas que compareceram ao evento, nossos pavilhões receberam simplesmente mais de 167 mil pessoas só nos primeiros 04 dias! :
Postado por Marina Martins

domingo, 28 de setembro de 2008

Mortes em Bagdá...

Como sempre, a violência está presente no Oriente Médio. Hoje, pelo menos 30 pessoas morreram e mais de 70 ficaram feridas em uma série de explosões em Bagdá.

No sul da capital iraquiana, a explosão de um carro-bomba deixou pelo menos 12 mortos. O ataque ocorreu no final da tarde, pouco antes do horário da refeição que é realizada depois de um dia de jejum no Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos. Segundo o correspondente da BBC em Bagdá, Hugh Sykes, militantes costumam lançar ataques neste horário durante o mês do Ramadã, quando as ruas estão cheias de pessoas comprando comida nos mercados.

Mais tarde, depois do horário da refeição, duas outras explosões atingiram o distrito de Karrada, no centro de Bagdá. A polícia afirmou que pelo menos 15 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas nesses dois ataques.

No início do dia, um ataque com carro-bomba no oeste da cidade já havia deixado um morto. De acordo com o correspondente da BBC, o Exército iraquiano afirma que a violência aumentou em Bagdá nas duas últimas semanas. Foram realizados diversos atentados a bomba no centro da capital, além de ataques violentos em outras partes do país.

Postado por Adriana

Crise dos mísseis? Ainda não...

Foi instalado na semana passada, no deserto de Neguev, em Israel, pelo exército estadunidense, um sistema de radares de alerta adiantado para detectar um eventual lançamento de mísseis a partir do Irã. O radar dará uma vantagem de alguns minutos em relação ao equipamento em funcionamento atualmente. Quando entrar em funcionamento, o novo radar provocará a existência de um contingente de 120 membros do exército dos EUA de forma permanente no território israelense. O mesmo tipo de radar foi instalado no Japão (outro aliado dos EUA) há 2 anos para prevenir ataques norte-coreanos com mísseis. Considerando-se a instabilidade da região, um investimento tão direto em equipamentos bélicos em Israel adiciona mais um "tempero" ao conflito, com os EUA reforçando seu apoio aos israelenses e seu antagonismo em relação ao Irã.
Postado por Morgahna

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Exército sírio faz manobra na fronteira com Líbano

Exército sírio está realizando movimento de tropas perto da fronteira com o Líbano, mas fontes oficiais descartaram que soldados sírios tenham entrado neste país, como informou hoje parte da imprensa libanesa.

A emissora libanesa "LBC" disse hoje que soldados sírios estão cavando túneis e caminhões militares circulam nas colinas das aldeias de Abu Hreira, Badli e Hakr Yanin, em uma manobra que procura reforçar a região limítrofe.

Postado por Thales

EUA retomam negociação sobre futuro no Iraque

Estados Unidos mandara negociadores para discuterem o futuro da segurança no iraque. A embaixada dos EUA em Bagdá informou na segunda-feira que David Satterfield, coordenador do Departamento de Estado para o Iraque, e Brett McGurk, funcionário do Conselho de Segurança Nacional, chegarão em breve à capital.
O primeiro-ministro Nuri Al Maliki diz que já ficou decidido que até o final de 2011 os EUA deverão retirar suas forças do Iraque. Funcionários norte-americanos dizem que não vão confirmar detalhes do acordo enquanto ele não estiver oficializado.

Postado por Filipe

Iraque forma mulheres policias para patrulha de ruas


Em Diyala, cidade a nordeste de Bagdá, capital do Iraque, mais de 700 novos policiais completaram no dia 18 de setembro o processo de formação para garantir a segurança nas ruas. Entre eles, 21 mulheres, segundo a Reuters.
A cerimônia foi realizada no Camp Azraf e teve a presença do general americano Mark Hertling. O objetivo do alistamento das mulheres na polícia iraquiana é fornecer à população as mínimas condições uma vida civil sem ataques terroristas.
Postado por: Deliê Tomio Galliani

sábado, 20 de setembro de 2008

Al Quaeda atrasa exibição do vídeo de 11/09

Já virou tradição e todo ano a rede terrorista Al Quaeda divulga vídeos no aniversário dos ataques de 11 de setembro (ano passado, o líder Osama Bin Laden deu as caras e fez um pronunciamento dirigido a população norte-americana). Neste ano, problemas nos sites islâmicos (manipulados por hackers) geraram um atraso na divulgação do vídeo, que era uma compilação de imagens de um documentário com mensagens de líderes da Al Qaeda , fracassando a "celebração do evento". Somente oito dias depois o vídeo foi exibido na íntegra. Outros problemas ocorreram ao mesmo tempo que a suspensão dos sites árabes: Houve um amplo ciberataque coordenado que fechou mais de 300 páginas xiitas, segundo a agência de notícias iraniana Fars. A agência afirmou que o ataque foi promovido pelo grupo de hackers Wahhabi Sunni, dos Emirados Árabes Unidos.

Postado por Marina Martins

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Menos garantias na Palestina

Há 15 anos, foi assinado o chamado acordo de Oslo, na cidade norueguesa de mesmo nome. O acordo foi firmado entre Israel e o presidente da OLP – Organização para a Libertação da Palestina- (na época Yasser Arafat) e mediado pelo então presidente dos EUA, Bill Clinton. Ele representava um comprometimento da nações para unir esforços para a realização da paz entre os dois povos. Estes acordos previam o término dos conflitos, a abertura das negociações sobre os territórios ocupados, a retirada de Israel do sul do Líbano e a questão do status de Jerusalém.
Declarações do atual presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, entretanto, revelam que ainda não há acordo algum quanto aos seis principais assuntos das conversas de paz com Israel. Ele acredita que seria muito difícil que um pacto seja firmado ainda neste ano.
Os seis pontos-chave das negociações são:
a definição das fronteiras do futuro Estado palestino;
o direito de retorno dos refugiados;
o futuro de Jerusalém;
os assentamentos dos colonos judeus na Cisjordânia;
a segurança;
a água.
"Apresentamos nossas idéias e reivindicações sobre os seis assuntos, mas não recebemos nenhuma resposta do lado israelense", disse o presidente da ANP, que se recusa a assinar algum tipo de acordo interino, que possa, por exemplo, criar fronteiras apenas temporárias para o Estado Palestino. No outro lado da questão, é preciso frisar que o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, está a ponto de renunciar, após ser acusado de vários escândalos de corrupção.
Postado por Morgahna

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

17 pessoas morrem devido a chuvas no Irã

Dezessete pessoas, pelo menos, morreram por causa das fortes chuvas e ventos registrados nas últimas 24 horas no oeste e no sudoeste do Irã, e que causaram muitos prejuízos materiais.
Segundo a rede de televisão pública iraniana, no mínimo 14 pessoas morreram devido às fortes chuvas que caíram nas cidades de Kuhrang e Ardal, na província de Chaharmohal Bakhtiari, no oeste do país.
Na mesma província, 50 prédios ficaram destruídos pelas inundações, afirmou a agência de notícias oficial iraniana "Irna".
Outras três pessoas morreram e quatro ficaram feridas na cidade de Ahwaz, na província de Khuzistão, no sudoeste do Irã, onde os fortes ventos que sopram desde ontem à noite, e que alcançam os 90 km/h, provocaram grandes danos materiais.

Postado por: Deliê Tomio Galliani

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Atentados no Iraque matam dois e ferem 16


Pelo menos duas pessoas morreram hoje e 16 ficaram feridas nos atentados registrados em várias partes do Iraque, informaram fontes policiais.
De acordo com os policiais, um civil morreu e oito ficaram feridos devido à explosão de uma bomba em uma quitanda de um mercado popular, situado no centro da cidade de Al-Iskandariya, cerca de 50 quilômetros ao sul de Bagdá.
Além disso, as explosões causaram muitos danos à várias lojas.
Ao nordeste da capital iraquiana, na cidade de Al-Meqdadiya, em Diyala, dois atentados com explosivos deixaram quatro pessoas feridas, informaram as mesmas fontes.
Nessa mesma província, um soldado iraquiano morreu e outros quatro ficaram feridos devido à explosão de uma bomba na passagem de uma patrulha militar cerca de 45 quilômetros ao sudeste de Baquba, capital de Diyala.
As novas vítimas se juntam às de outros ataques anteriores, nos quais cinco pessoas, entre elas um soldado americano, morreram em vários incidentes, em uma nova série de fatos violentos no país.

Postado por: Deliê Tomio Galliani

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Começou o Ramadã


Mais de 1,3 milhões de mulçumanos iniciaram nesta segunda o mês de jejum. Os fiéis se abstêm de comer, beber, fumar e manter relações sexuais entre o nascer e o pôr do sol. O caráter sagrado deste mês (que é regido pelo calendário lunar, por isso que cada ano se adianta onze dias em relação ao calendário solar) procede que, segundo a tradição, foi neste mês que Maomé recebeu a revelação do Corão. Por sua importância, sendo um dos cinco pilares do Islã - que incluem a oração cinco vezes ao dia, a profissão de fé, dar esmolas e a peregrinação a Meca uma vez na vida - o Ramadã deve ser cumprido por todos os muçulmanos exceto as grávidas, os doentes, as crianças e os viajantes. Durante o Ramadã são muito comuns as reuniões familiares sobretudo na hora de quebrar o jejum com a refeição chamada "iftar", na qual nunca faltam as tâmaras.


Postado por Adriana

domingo, 31 de agosto de 2008

Liga Árabe reúne-se no próximo dia 08

O secretário-geral da Liga Árabe, Amre Moussa, convocou os ministros de Assuntos Exteriores árabes para uma reunião em 8 de setembro, a fim de discutir o conflito entre as facções rivais palestinas do Fatah e do Hamas, cuja rivalidade cria um derramamento de sangue crescente.
Fala-se também de uma tentativa de apaziguamento na Faixa de Gaza, área extremamente conflituosa entre os dois grupos palestinos. Segundo Moussa, o Secretário da Liga Árabe, a reconciliação entre todos os palestinos é determinante, caso se queira, de fato, reduzir os conflitos na região . Porém, a movimentação em direção à Gaza só pode ser feita com autorização dos palestinos e o secretário-geral adjunto da Liga Árabe, Mohammed Sabih, disse que sua organização não recebeu, até agora, nenhum pedido formal por parte de algum país-membro sobre o envio de tropas árabe a Gaza.
Postado por Marina Martins

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Atividades econômicas de Jaraguá do Sul


Jaraguá do Sul é uma das principais economias de Santa Catarina, sendo sede de muitas importantes indústrias, principalmente dos setores metalmecânico, têxtil e alimentício. É o terceiro pólo industrial do estado. Produz também chapéus, calçados, componentes eletroeletrônicos de informática e parapentes;
É a quarta cidade catarinense que mais exporta;

O município de Jaraguá do Sul conta com 2.999 empresas comerciais, 1.002 indústrias,2.785 empresas prestadoras de serviços e 27 instituições financeiras;Jaraguá do Sul é sede do Lançamento do Prêmio FINEP em abril de 2006 e entrega do Prêmio em outubro de 2006, sendo a primeira cidade do país a realizar este evento fora do eixo das capitais(Prêmio FINEP analisa e premia os projetos de inovações tecnológicas em diversas áreas);
A cidade foi eleita pela Gazeta mercantil como a sexta mais dinâmica do país, considerando-se desemprenho econômico e qualidade de vida.
Elaborado por Adriana, Marina Martins e Morgahna

Indústrias

A maior indústria do setor metal-mecânico é a Weg, que é a maior empresa latino americana nesse ramo, e uma das maiores do mundo todo. Fundada em Jaraguá do Sul, primordialmente com o nome de “Eletromotores Jaraguá”, destaca-se também com atuação nas áreas de comando e proteção, automação de processos industriais, geração e distribuição de energia e tintas e vernizes industriais. Sua inovação se deu principalmente a partir da década de 80 quando começou a produzir componentes eletroeletrônicos, vernizes eletroisolantes e sistemas elétricos industriais completos. O sucesso da empresa é comprovado pelo crescente aumento nas estatísticas relacionadas à seus colaboradores, faturamento e exportação (os três setores bateram recorde em 2007). A Weg emprega mais de 13000 pessoas (2005), 25 vezes mais do que a segunda maior empresa da cidade, representando, portanto, uma indispensável fonte de renda local.

No ramo alimentício, as maiores empresas são a Seara Alimentos e a Duas Rodas Industrial.
- Seara Alimentos: com mais de 50 anos de existência, é a empresa líder na exportação de cortes de frango e carne suína, no mercado interno concentra sua atuação na área de carnes processadas produzindo linguiças, salsichas, presuntos, mortadelas. Destaca-se pela verticalização da produção, atuando desde a produção dos ovos até a produção da carne, em abatedouros e frigoríficos. Possui um terminal privado de cargas no Porto de Itajaí, sendo este o primeiro e único no país.
- Duas Rodas Industrial: a empresa possui mais de 80 anos de existência e originou-se da Rudolph Hufenüssler Fábrica de Essências, que foi a primeira produtora de óleos essenciais do Brasil. Passou a chamar-se Duas Rodas Industrial em 1992, e atualmente é umas das maiores produtoras de matérias-primas para a indústria de alimentos da América Latina. Atua em cinco áreas: produtos para sorvetes, aromas, condimentos e aditivos, soluções integradas e agroindustrial. Fabrica mais de 3000 produtos, inclusive para exportação (Am. Latina, Europa, Am. do Norte). A matriz da empresa se localiza em Jaraguá do Sul, embora possua unidades no nordeste do Brasil, na Argentina, no Chile e no Peru.

Já no setor têxtil, as maiores empregadoras são a Marisol S.A. e a Malwee Malhas Ltda., ficando a Zanotti em terceiro lugar.
- Marisol S.A: abriu em 1964 produzindo chapéus de praia (por isso o nome “mar” e “sol”). Em 1979, com a compra da Marquardt S.A., começa a produzir malhas. A sede é em Jaraguá do sul, mas ela possui unidades em Corupá, Schroeder, Massaranduba e Benedito Novo. Sua produção é de 400 toneladas de malha por mês. Atualmente a Marisol produz para 5 marcas: Marisol (roupas para toda a família); Criativa (segmento feminino adulto); Lilica Repilica (feminino infantil), Tigor T. Tigre (masculino infantil) e Stone Soup (t-shirts para segmento masculino adulto). A Marisol exporta para 22 países, sendo os mercados mais representativos a Europa (Itália, Alemanha e França) e a América Latina (Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Argentina).
- Malwee Malhas: a empresa é oriunda da firma Wegge(que atua em vários setores), que em 2008 completa 102 anos. Em 1964 o frigorífico da empresa fechou, e para ocupar o espaço a família Weege resolveu, depois de pesquisas, abrir a Malwee Malhas Ltda. de Jaraguá do Sul. A empresa abriu no dia 4 de julho de 1968 com apenas 4 funcionários. Hoje ela possui 3600 funcionários e comporta os maiores setores da empresa como a malharia, a tinturaria, o corte, a costura, a estamparia, a dobração e o desenvolvimento de criações das peças. A Malwee tem unidades em Blumenau e em Pomerode, e é considerada uma das mais modernas indústrias têxteis do Brasil.
-Zanotti : com parque industrial atualizado, área construída de mais de 80 mil metros² e equipamentos de alta tecnologia (oriundos da parceria entre os empreendedores e os engenheiros fabricantes dos aparelhos), ela se classifica como uma das empresas mais modernas do mercado internacional. Produz roupas para moda praia, esporte e também lingeries. A Zanotti preza pela união entre tecnologia e tendências atuais, produzindo peças diferenciadas, com tecnologias antibacterianas, antimanchas, tecidos que não desgastam e podem ser submetidos a severas lavagens.
Elaborado por: Adriana, Morgahna, Filipe e Marina Martins

Um diferencial: Vôo livre e parapentes

Jaraguá do Sul é conhecida por oferecer um dos melhores locais do Brasil para a prática de vôo livre. É a sede da Sol Paragliders que está entre os dez maiores fabricantes mundiais de parapentes e acessórios, sendo a única fabricante de equipamentos de vôo livre na América Latina. O município é referência para o vôo livre em todo o Brasil e até no exterior. A Sol está presente em mais de 50 países, certificada como fabricante de equipamentos de vôo livre na Europa, Japão e América do Norte. Além de produzir e exportar, a empresa contribui para o desenvolvimento da prática do vôo livre e divulga o Estado de Santa Catarina e o município de Jaraguá do Sul em todo o mundo. A Sol Paragliders organiza expedições pelo Brasil com seus pilotos, buscando a quebra de recordes. Em duas expedições já foram quebrados sete recordes mundiais, colocando o Brasil no centro das atenções desse esporte. Está instalada em uma área de 2.000 m² e conta com uma equipe de 95 funcionários, sendo 12 pilotos. A Sol é uma das poucas empresas de parapente do mundo a ter fábrica própria.
Elaborado por Marcelo

Agricultura e Turismo

Na agricultura, destacam-se as lavouras de grãos (como o milho e o arroz), a horticultura e a bananicultura. Há também o desenvolvimento da psicultura. Outra opção econômica oferecida, por iniciativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, é a fruticultura tropical, que em Santa Luzia já acontece, através do plantio de mudas de maracujá.

O turismo da cidade é impulsionado principalmente pela realização da Schützenfest, a festa dos atirados, que faz parte das festas de outubro que acontecem em Santa Catarina. A tradição dos clubes de caça e tiro, nasceu na Alemanha e foi trazida para a região pelos imigrantes. A Schützenfest é considerada a maior festa de atiradores do Brasil. Tem como atrativos as competições de tiro, grupos folclóricos, bandas alemãs e comida típica. É o maior evento social e turístico da cidade. Em 2007 a festa reuniu um público de 73.554 pessoas durante os 10 dias de festa. A cidade de Jaraguá do Sul é cercada de montanhas da cadeia da Serra do Mar e cortada por três rios de médio porte e seus afluentes. Essa beleza natural está fazendo com que o ecoturismo seja uma das promessas da cidade. A maior prova são os praticantes de Vôo Livre, que constantemente visitam a cidade em busca da rampa no Morro Boa Vista.Elaborado por Marcelo, Deliê e Thales

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Curdistão é contra nova lei eleitoral


Protesto contra rejeição de lei movimentou milhares de Curdos em Erbil, a 350 km de Bagdá. Os protestantes requisitam a anexação da cidade de Kirkuk a seu território, autônomo desde 1991. A região de Kirkuk é disputada por diversas comunidades já que é rica em petróleo. Ela já pertencia ao Curdistão iraquiano, porém, foi separada do país durante o governo de Saddam Hussein.
O protesto não é exatamente contra a lei, mas sim, contra sua rejeição, já que o texto que propunha a anexação da cidade obteve aprovação do senado mas foi rejeitada dois dias depois pelo conselho presidencial iraquiano. Este, afirmou que a lei continha irregularidades constitucionais e vícios de procedimento.
Postado por Marina Martins

domingo, 20 de julho de 2008

Marinha israelense abre fogo contra pescadores palestinos

Hoje (20/07/2008) de manhã a marinha israelense abriu fogo durante mais de 15 minutos contra pescadores palestinos no litoral de Gaza, em uma nova violação do cessar-fogo na Faixa iniciado em 19 de junho.
Os navios militares israelenses dispararam projéteis e balas em dois incidentes no noroeste de Gaza, um primeiro de dez minutos e outro de sete.
Não houve vítimas, mas alguns botes palestinos foram afetados, o qual o exército israelense está investigando.
Apesar de Israel ter retirado os colonos e soldados de Gaza em 2005, a marinha israelense ainda controla o espaço marítimo da Faixa, um dos motivos pelos quais, segundo o direito internacional, este território palestino segue sob ocupação.
O incidente desta manhã ocorreu um dia depois que a trégua entre Hamas e Israel em Gaza completou um mês.

Postado por Adriana

sábado, 19 de julho de 2008

Acordo cumprido. Paz? Nem tanto...


Na quarta-feira (16/07) ocorreu a libertação de cinco prisioneiros do Hezbollah, que estavam sob custódia de Israel. Em troca, os libaneses enviaram os corpos dos soldados israelenses Ehud Goldwasser e Eldad Regev (foto acima), capturados em 12 julho de 2006. Dentre os prisioneiros libertados, destaca-se Samir Qatar, o mais antigo prisioneiro libanês de Israel (foi preso em 1979, pela morte de três pessoas, entre elas uma menina de apenas 4 anos). Os cinco chegaram ao Líbano no mesmo dia, onde foram recebidos como heróis. A respeito desse acordo, Shimon Peres afirmou: "Esse não é um dia feliz para nenhum de nós, soltar assassinos como este. Mas nós temos uma obrigação moral e espiritual de trazer os nossos soldados de volta para casa". Considera-se assim, encerrada simbolicamente a guerra de 2006 entre Israel e o Hezbollah. O conflito iniciou-se em 12 de julho de 2006, devido a uma emboscada que militantes do grupo libanês armaram contra uma patrulha israelense. Mesmo que a troca realizada entre os países possa ser considerada em âmbito internacional uma vitória ou algum pequeno avanço rumo à paz, uma coisa é certa: o preço pago pelos dois lados foi muito alto, já que morreram cerca de 1125 libaneses e 160 israelenses no conflito.

domingo, 13 de julho de 2008

Irã ameaça destruir Iraque e bases americanas

É perigosa a situação entre Irã e Iraque/Estados Unidos. Devido às críticas ao programa nuclear desenvolvido pelo Irã, as autoridades desse país anunciaram que estão dispostos a destruir o Iraque e as bases americanas lá instaladas por qualquer mínimo movimento que vá contra a política iraniana.
Histórico: O Irã tem testado vários mísseis e armas nucleares durante os últimos meses e devido a isso é alvo de muitas críticas vindas do Ocidente, principalmente dos Estados Unidos. Condoleezza Rice afirmou que os testes eram mais uma evidência de que o "mundo precisa de um sistema de defesa com um escudo antimísseis". Quanto ao Irã, garante que seu programa nuclear é apenas para geração de energia.

Postado por Marina Martins

domingo, 29 de junho de 2008

Corrupção não é so no Brasil

O governo iraquiano decidiu processar um grupo de companhias e indivíduos envolvidos no caso de corrupção relacionado com o programa Petróleo por Comida da ONU durante a década de 1990.
O porta-voz governamental iraquiano, Ali al-Dabbagh, anunciou neste domingo, em comunicado, que as ações legais serão feitas perante tribunais americanos com o objetivo de "recuperar grandes somas de dinheiro que as partes envolvidas arrecadaram ilegalmente".
No relatório final, publicado em 2005, Volcker afirmou que 2,2 mil companhias de 40 países diferentes regularam contratos secretos com o governo iraquiano para desviar US$ 1,8 bilhão

Postado por Filipe

Confrontos deixam 32 talibãs mortos

Pelo menos 32 supostos talibãs morreram no Afeganistão no combates com forças afegãs e a coalizão liderada pelos Estados Unidos, a qual bombardeou a região, informou hoje os EUA.
O primeiro conflito ocorreu em 26 de junho na província de Uruzgan, quando um grupo de rebeldes atacou uma patrulha conjunta das forças afegãs e americanas e as tropas revidaram com suas armas. Após isso ter acontecido, aviões dos Estados Unidos bombardearam a área.
Pouco depois, os talibãs atacaram uma nova patrulha no distrito de Khas, situado na mesma província.
A partir daí iniciaram intensos combates que acabaram com a vida de 29 rebeldes, segundo a nota, que afirma que alguns talibãs tentaram fugir se disfarçando de mulher.
Dois policiais afegãos e uma criança de 10 anos ficaram feridos durante os choques. Os combates entre as forças internacionais e afegãs e a insurgência talibã são constantes, especialmente na parte sul do país, onde predomina a etnia pashtun, a mesma dos talibãs.
Neste ano, 1,8 mil pessoas morreram por causa da violência no Afeganistão.

Postado por Deliê

sábado, 28 de junho de 2008

Crianças Afegãs estão presas em uma base dos EUA ao norte de Cabul.

Acredita-se que em torno de 10 crianças estão presas em uma base aérea americana no Afeganistão. A organização Afegã de Direitos Humanos informou ainda que as crianças tem idade entre 9 e 13 anos. O diretor da ONG, La Gül, afirmou que as crianças estão retidas sem acusações devido a um possível crime que seus pais teriam cometido contra as forças da coalizão dos EUA. Gül afirmou ainda que tem informações de que as crianças foram vítimas de abusos. “Não acho que crianças de nove ou dez ano possam realizar atividades terroristas ou antiamericanas.” A base americana em que os menores estariam presos fica em Bagram ao norte de Cabul. As fontes da coalizão dos EUA não quiseram comentar o assunto.
Postado por Marcelo.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Uma semana de cessar-fogo…

Conforme o post abaixo, um novo cessar-fogo entrou em vigor dia 19 de junho de 2008, entre Israel e o grupo Hamas, que está governando a Faixa de Gaza já por um ano. Uma semana se passou, e hoje, 26 de junho, dois foguetes foram disparados da Faixa de Gaza contra o sul de Israel, por militantes palestinos. Não houve vítimas ou danos significativos, mas o problema reside na violação do acordo, que está em vigor a apenas uma semana.
O dia dos ataques coincidiu com o dia no qual um enviado de Israel foi ao Egito (mediador do cessar-fogo) para acertar o último tópico do acordo, que consiste na liberação de centenas de prisioneiros palestinos em troca da libertação de um soldado israelense que está em poder dos palestinos há dois anos. Esse tópico cria discórdia porque os palestinos da lista de libertações proposta pelo Hamas inclui indivíduos que se envolveram em ataques letais. Dessa forma, cria-se novamente instabilidade na região, e esse cessar-fogo passa a ser mais um...que não foi respeitado.
Postado por Morgahna

domingo, 22 de junho de 2008

Cessar-fogo entre Hamas e Israel entra em vigor


Um acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo militante palestino Hamas entrou em vigor nesta quinta-feira. Pelos termos do acordo, Israel vai relaxar o bloqueio à Faixa de Gaza. Serão ainda retomadas conversações para a libertação do soldado israelense, Gilad Shalit, em mãos do Hamas desde junho de 2006. O movimento palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, disse que está confiante de que todos os militantes vão respeitar a trégua mediada pelo Egito, programada para durar seis meses. O cessar-fogo mais recente na Faixa de Gaza, em novembro de 2006, teve curta duração. Desde abril do ano passado, 14 israelenses e 600 palestinos morreram em choques entre os dois lados.O Hamas tomou o controle de Gaza em junho de 2007, expulsando as forças leais à Fatah, a facção política liderada pelo presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.Desde então, Israel, a Autoridade Palestina e a comunidade internacional procuraram manter o Hamas no isolamento.

Postado por Adriana

domingo, 8 de junho de 2008

Governador Iraquiano escapa de tentativa de assassinato

Derid Kachmula sofreu um ataque quando estava em um comboio, supervisionando o trabalho de desocupação de barreiras policiais em Mossul, capital Provincial.
O governador da província de Ninawa e seus seguranças não sofreram ferimentos, já que os tiros não conseguiram penetrar o carro.
Há um mês a região de Ninawa têm estado em alerta quanto a ataques terroristas e foi iniciada uma campanha de segurança mais intensa principalmente em relação ao grupo al Qaeda, o qual foi o acusado de ter realizado o atentado contra o governador.
Postado por Marina Martins

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Corrupção em Israel


O ministro da defesa israelense, Ehud Barak, pediu ao primeiro-ministro, Ehud Olmert, que deixe seu cargo à frente do governo. Olmert está sendo investigado em um escândalo de corrupção. "Pelo bem do Estado e das normas de governo, o primeiro-ministro deve deixar suas funções"disse Barak em um breve discurso a jornalistas na Knesset (Parlamento), após se reunir em particular, por mais de uma hora, com Olmert, no escritório do primeiro-ministro em Jerusalém. Um dia antes o empresário americano Morris Talansky, principal testemunha em uma investigação contra Olmert por corrupção, prestou depoimento no qual admitiu ter entregado ao primeiro-ministro israelense até US$ 150 mil, em sua maior parte em espécie. Segundo Talansky, parte do dinheiro veio de doações "legais" para as campanhas eleitorais de Olmert, e o resto foi entregue em caráter de empréstimo para despesas pessoais como férias familiares, hotéis cinco estrelas e passagens de avião de primeira classe, uma dívida que não foi saldada pelo primeiro-ministro.

Postado por Adriana

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Estados Unidos e Israel conbatem o contrabando

As autoridades dos Estados Unidos e de Israel confiscaram cerca de US$ 500 mil em dinheiro, ouro e diamantes, e detiveram quatro pessoas vinculadas com esse tipo de contrabando durante uma operação conjunta realizada na semana passada.
As autoridades também investigaram um vôo comercial que fazia a rota entre EUA e Jordânia e apreenderam um cidadão americano que faria conexão em Israel. Ele portava US$ 49 mil em espécie.

Postado por Filipe

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Para entender melhor o Islã



O Islã é a religião predominante no Oriente Médio e em vastas porções da África e da Ásia, reúne hoje cerca de 1,3 bilhões de pessoas, de diferentes origens étnicas, culturais e sociais. No dia 11 de setembro de 2001, um grupo de terroristas provocou a morte de 3.700 pessoas e reforçou o cerco de preconceitos e mal-entendidos em torno do islamismo. Todos os países muçulmanos e seus principais líderes religiosos condenaram as ações terroristas. Porém George W. Bush foi mais ouvido: anunciou uma "luta do bem contra o mal”, e em Washington foram aprovadas leis que permitem a detenção de estrangeiros com base em critérios puramente étnicos ou religiosos. O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, falou da "superioridade da civilização ocidental", isso tudo serviu de pretexto para ações de xenofobia e intolerância religiosa. É fato que alguns países de maioria islâmica possuem grupos extremistas, em geral com uma motivação de fundo político, especialmente a ocupação israelense de territórios palestinos, que "inspira" movimentos no mundo inteiro. Basta, porém, espelhar-se no multiculturalismo que floresceu na península Ibérica durante os quase nove séculos de influência árabe e muçulmana (a partir de 711), entre outros exemplos, para compreender que tolerância e islamismo são compatíveis. O fundamentalismo, conceito surgido entre protestantes norte-americanos (em algumas cidades do sul dos EUA, o ensino do darwinismo ainda é proibido), e o extremismo não são exclusividade de muçulmanos. Envolvem também cristãos, judeus, hindus e budistas. Conceitos difundidos por orientalistas, como "mentalidade árabe" e "caráter tipicamente islâmico", por exemplo, são fruto de ignorância, ingenuidade ou má-fé deliberada, além de um complexo de superioridade que está difundido no ocidente. Quem será que está mais certo?


Postado por Adriana

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Líbano comemora acordo de paz

Após 18 meses de crise política, governo e oposição libanesas entram em acordo para eleger o novo presidente do país. As negociações, que foram exaustivas, resultaram na escolha do general Michel Suleiman para a presidência do Líbano. O acordo tem como medida também a criação de nova lei eleitoral para 2009 e o poder de veto ao grupo xiita Hezbollah (que compõe a oposição). Por causa dessas exigências, quase não foi possível estabelcer consenso entre as duas partes, que estiveram a ponto de abandonar as negociações, se não fosse pelo intermédio da Liga Árabe, que aproximou os interesses e possibilitou o fechamento do acordo.

Mais em:

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL488745-5602,00.html

ou

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2900401-EI308,00.html

Postado por Marina

domingo, 18 de maio de 2008


Consumismo, este o maior problema da humanidade. O prazer de fazer compras e ter mais e mais coisas, não é apenas uma simples troca de mercadorias por dinheiro. Toda a matéria-prima para fabricar esses objetos são extraídos da natureza, e de modo irresponsável. Os recursos naturais por mais grande que a quantidade seja, não são infinitos. Os Estados Unidos da América, é o país que mais contribue com esse extrativismo exagerado, sabendo que o planeta necessita destes recursos pra sobreviver, mesmo assim só pensam no próprio bolso. A principal causa do aquecimento global é devido a grande número de florestas desmatadas para a extração da madeira e da liberação em grande escala de gases poluentes na atmosfera. Os países já se reuniram para propor um acordo com o objetivo de dimininuir a quantidade desses gases. Os norte-americanos serão os mais afetados se continuar nesta situação. A saúde do planeta está em nossas mãos, devemos ter consciência de que acabando com a Terra, estamos acabando com a nossa própria casa.




postado por Thales

Homem é condenado por morte de arcebispo




A justiça iraquiana condenou homem envolvido no assassinato do arcebispo de caldeu de Mossul, monsenhor Faraj Rahu, que faleceu durante o seqüestro. O arcebispo foi seqüestrado em 29 de fevereiro por homens armados não identificados. O corpo foi encontrado em meados de março.A morte foi condenada tanto pelo Papa Bento XVI, como pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, além do primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki. ''O condenado é um dos líderes do braço iraquiano da Al-Qaeda, procurado pela justiça por sua responsabilidade em vários crimes contra o povo iraquiano", afirmou Dabbagh.




Postado por Thales

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Iraque propõe recompensas para desarmar Al-Qaeda


O governo do Iraque está arrecadando armas em troca de dinheiro. Acreditam assim que poderão começar o processo de desmilitarização da cidade de Mossul, localizada em Nivive. Diz o primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki que a campanha deve durar por 10 na província, centro dos seguidores de Osama Bin Laden..

Postado por Deliê

domingo, 11 de maio de 2008

Israel “comemora” 60 anos de autonomia

Em 8 de maio de 1948 foi criado o Estado autônomo de Israel, sob os ecos do genocídio semita ocorrido na Segunda Guerra Mundial. Seis décadas se passaram e as mortes continuam, já que são enormes os conflitos entre palestinos (habitantes anteriores do território que constituiu Israel) e os israelenses. A intolerância religiosa e a disputa territorial leva à formação de um panorama caótico, com predomínio da violência e da crueldade. Bombardeios e outros atentados já estão atrelados à imagem do Oriente Médio e consequentemente são temas recorrentes em nosso blog. Desse modo, pode-se concluir que as comemorações podem vir a servir apenas como uma forma de distração, mas a situação geral não se alterou ao longo do tempo, infelizmente.

Postado por Morgahna

Além dos costumeiros vôos de caças em formação, paradas decoradas por bandeiras e reminiscências televisivas dos idosos pioneiros do país, os promotores estão planejando outra coisa. Uma conferencia de três dias com os maiores cérebros do mundo para 'tornar os judeus um pouco mais globais e tornar o mundo um pouco mais judaico” disse Shimon Peres, presidente de Israel e anfitrião da conferência.

Postado por Adriana

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Enquanto todos só falam em Isabella...


... mortes não param de ocorrer no Oriente Médio. Parece que já nos acostumamos a ouvir apenas má notícias vindas de lá, que nem nos comovemos mais. Seguem algumas ocorrências da semana, tão brutais quanto o assasinato da menina:

Um míssil lançado por militantes atacou israelenses na faixa de Gaza e acabou atingindo o teto de uma casa onde estavam tomando café uma mãe com seus quatro filhos. Todos morreram.

Confrontos entre opositores à ocupação americana no Iraque e soldados americanos deixaram 38 mortos em um bairro xiita, em Bagdá. Os combates aconteceram quando os rebeldes atacaram o posto de controle americano no Iraque, e então foram mortos pelos soldados que lá estavam.


Postado por Marina

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Termina Eleição no Irã


Depois de 13 horas de eleições chega ao fim as eleições no Irã.
Mais de 21 milhões de iranianos foram hoje às urnas para participar do segundo turno das eleições parlamentares, nas quais será decidido quem ocupará as 82 cadeiras que ficaram vazias após o primeiro turno eleitoral, em 14 de março.
O ministro do Interior iraniano, Mustafa Pourmohammadi, disse que o resultado da eleição possivelmente será divulgado amanhã, e que a votação tinha se desenvolvido sem grandes incidentes.


Postado por Filipe

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Estudo: 300 mil soldados dos EUA sofrem distúrbios

Cerca de 300 mil soldados norte-americanos que voltaram do Iraque e do Afeganistão têm sintomas de depressão ou da síndrome de estresse pós-traumático, mas metade deles não recebe tratamento, segundo um estudo independente lançado na quinta-feira.

O estudo da RAND Corp. também estimou que outros 320 mil soldados sofreram um possível dano traumático no cérebro durante o serviço. Mas os pesquisadores não conseguiram precisar quantos destes casos são sérios ou precisam de tratamento.


Postado por Filipe


Palestino é morto ao tentar invadir território israelense

Um miliciano palestino acabou morto e outros dois feridos por tiros do Exército israelense quando tentavam entrar em Israel hoje a partir do sul da Faixa de Gaza, informaram fontes de segurança palestina.
Segundo informação dada por um porta-voz do escritório de informação do Exército israelense, "uma patrulha detectou três homens armados que tentavam entrar em Israel nas proximidades do cruzamento de Kerem Shalom. Abriram fogo contra eles" e atingiram dois, porém os três conseguiram escapar do local.
No entanto, as forças de segurança palestinas em Gaza confirmaram que um dos três milicianos acabou morto e os outros dois estão feridos.

Postado por Dêlie

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Hillary e Obama criticam a guerra do Iraque


Os dois pré-candidatos democratas à Casa Branca criticaram a guerra no Iraque em várias cadeias de televisão. "Nesses últimos dias temos vistos combates nas ruas de Basra e agora em Sadr City, em Bagdá. Evidentemente, a estratégia de envio de reforços militares não funcionou", afirmou Hillary. Ela ainda falou que, se for eleita, começará a retirar os soldados americanos do Iraque, destacando que não há solução militar para o conflito iraquiano. "Continuar com a política Bush-McCain não é uma receita para o sucesso". Obama indicou que os americanos não podem ficar permanentemente no Iraque. "Uma ocupação a longo prazo não é viável, não apenas do ponto de vista militar, como também do ponto de vista econômico", disse Obama, depois de recordar que a guerra custa US$ 400 milhões por dia."A guerra no Iraque nos desviou do combate contra a Al-Qaeda e das pessoas responsáveis pela morte de 3 mil americanos em 11 de setembro de 2001", ressaltou o senador por Illinois.

Postado por Adriana

terça-feira, 1 de abril de 2008

Israel mata palestinos doentes ao barrar viagens, diz OMS

Israel impediu muitos palestinos doentes que moram na Faixa de Gaza de passarem pela fronteira desde que o Hamas assumiu o controle do território, e vários deles estão morrendo a cada mês desnecessariamente, informou a Organizações das Nações Unidas (ONU).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que Israel negou visto de entrada de 18,5% dos pacientes que tentaram sair da Faixa de Gaza em 2007, contra 10% no ano interior.

Segundo a OMS, o número de pedidos e as porcentagens de recusa aumentaram depois que o grupo islâmico Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza, em junho, após o posto de fronteira com o Egito ter sido fechado e Israel ter tornado mais rígidas as restrições impostas ao território palestino.

Isso provoca muitas mortes desnecessárias, mas Israel preocupa-se com a possibilidade de homens-bomba passarem-se como doentes para infiltrar-se em território israelense.

"Mesmo sob fogo e sob ameaças, ainda tentamos atender às carências da população da Faixa de Gaza na área da saúde", afirmou o coronel Nir Press, chefe do Escritório de Coordenação e Ligação para a Faixa de Gaza.
postado por Thales

domingo, 30 de março de 2008

Ele está de volta


Na ocasião do 5º aniversário da presença americana no Iraque, o líder da Al Qaeda se manifestou duas vezes em gravações sonoras divulgadas pela emissora televisiva Al-Jazeera. Bin Laden criticou os países da União Européia e o papa Bento XVI em sua primeira mensagem, fazendo menção às charges dinamarquesas que satirizaram o profeta Maomé. Segundo o terrorista, essa afronta terá consequências e a reação a esse insulto ainda será sentida pelos culpados. Já em sua segunda aparição, menos de 24 horas depois da divulgação da primeira, Osama pediu que os palestinos apoiem a revolta contra os americanos no Iraque. Ele está convicto de que apenas com a guerra, no caso, o Jihad, a guerra santa, será possível instaurar a soberania palestina na região.


Faz cinco anos que os EUA ocupam o Iraque e parecem não se arrepender disso. A guerra é sangrenta e contabiliza milhares de mortos. Pergunta-se, até quando? Todos sabemos que tal tipo de conflito não é aceitável, diversos fatos históricos comprovam a validade de tal opinião. Mas de que adianta nos posicionarmos contra a guerra se justamente os dois países envolvidos não se cansam de agredir-se? Por um lado, os americanos prepotentes acreditam estarem certos em invadir território alheio e por outro, o líder dos invadidos incentiva a luta, incentiva mais mortes. Palavras do próprio Osama Bin Laden : “O conflito não se soluciona com negociações ou diálogo, mas com ferro e fogo”. Diante deste panorama torna-se cada vez mais complicado posicionar-se a respeito deste trágico conflito.



Postado por Marina

terça-feira, 25 de março de 2008

Visita de Cheney prova apoio dos EUA a Curdistão


A visita do vice-presidente americano ao Curdistão iraquiano mostra o apoio dos EUA ao Iraque. Cheney entregou ao presidente do Curdistão iraquiano, Masoud Barzani, um convite do chefe de Estado americano, George W. Bush, para visitar Washington. O chefe do departamento das Relações Exteriores do Governo Regional do Curdistão iraquiano, Falah Mustafa, afirmou que este convite, além de favorecer as relações bilaterais, é uma amostra "do compromisso e do apoio americano à região". O Curdistão iraquiano, uma região autônoma com Parlamento e forças de segurança próprias, reivindica a criação de um Iraque federativo - proposta que recebe o apoio dos EUA e enfrenta a oposição dos iraquianos sunitas, que ocupam a região central do país, onde não existem campos petrolíferos.

Postado por: Adriana

quarta-feira, 19 de março de 2008

Bush afirma que guerra valeu a pena


O Iraque se prepara para entrar nesta quinta-feira no sexto ano de guerra e o presidente George W. Bush ainda fala de "vitória", embora as facções iraquianas tenham dificuldades para constituir uma trégua política própria para garantir o fim da violência e a estabilidade no país. Com a voz embargada, Bush disse que a guerra no Iraque "valeu a pena".










Postado por: Filipe

sexta-feira, 14 de março de 2008

Eleição no Irã


Nesta sexta-feira, os iranianos vão às urnas escolher um novo parlamento. Inicialmente eram 7.597 candidatos para 290 vagas, porém, quase 40% estavam em condições “irregulares” para um parlamentar. Segundo o enviado da BBC à capital iraniana, Jon Leyne, tais candidatos foram desqualificados por “suposta falta de lealdade para com os valores islâmicos". A reação da população foi o não comparecimento às urnas. O governo tentou contornar a situação convocando os iranianos para desafiar o que chamou de “inimigos do Irã”. Estima-se que 40% do eleitorado vote e um dos 4,6 mil candidatos restantes. Acredita-se que seja qual for o resultado, não haverá mudanças com relação a assuntos como à política externa e a questão nuclear. O resultado sai neste sábado.

Postado por: Marcelo

sábado, 8 de março de 2008

Ataques envolvendo religião














Nesta 5a feira (06/03), um seminário judaico em Jerusalém foi alvo de um ataque terrorista. O saldo: 8 estudantes mortos, além de mais de 20 feridos. O presidente George W. Bush condenou o ataque (lembrando que os EUA são aliados de Israel nos conflitos da região). Infelizmente, esse caso de violência e intolerância religiosa é mais um na história da Oriente Médio. Islâmicos e judeus da faixa de Gaza estão em constante conflito, territorial e religioso. Os ataques ganham visibilidade internacional, pela imprensa. O Brasil é multiétnico, formado por pessoas de diversas culturas e credos. A intolerância religiosa existe, mas em proporções menores, ou pelo menos com menor visibilidade. Pode-se dizer que, no Oriente Médio, os conflitos passam para um plano "mais concreto", com a disputa por espaço geográfico e os assassinatos. Mesmo assim, é preciso esforço de nossa parte, na construção de uma convivência pacifica. O motivo ideal seria colaborar para construir um país melhor, onde todos se sintam acolhidos. Se isso for abstrato demais, então que iniciativas positivas sejam tomadas simplesmente para evitar estatísticas espantosas. Exemplos do que não fazer não faltam.

Postado por: Morgahna

sexta-feira, 7 de março de 2008

ONU espera o fim dos ataques israelenses à Faixa de Gaza


Os constantes ataques israelenses à Faixa de Gaza levaram o Conselho de Direitos Humanos da ONU a pedirem o definitivo fim dessas invasões que matam cada vez mais pessoas que ali vivem (no último ataque foram 125 vítimas e diversos feridos entre mulheres e crianças palestinas)

O texto também pede colaboração do lado palestino, que recentemente enviou foguetes que mataram dois civis e deixaram vários feridos em Israel.

Eis um trecho do documento: “O conselho exorta todas as partes a respeitar os direitos humanos e as normas do direito internacional humanitário e a pôr fim à violência contra a população civil”

Um relatório feito por ONGs britânicas e francesas salienta também que é necessária maior tolerância visto que a Faixa de Gaza vive a situação mais precária dos seus últimos 40 anos: mortes constantes, muita miséria, ausência de saneamento básico, entre outros problemas que afligem a região desde a ocupação militar israelita em 1967.



Postado por: Marina




quarta-feira, 5 de março de 2008

Pelo menos 300 palestinos feridos vão para o Egito...


Pelo menos 300 palestinos já cruzaram a passagem de Rafah desde que o Egito abriu a fronteira para receber os feridos na mais recente ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza.Segundo informações, a maioria dos feridos foi atingida por tiros, e os que se encontram em estado grave estão sendo levados para hospitais no Cairo












Postado por: Filipe





sábado, 1 de março de 2008

E falando em atentado suicida...


Os atentados suicidas são, por si só, atos cruéis, devido à morte de tantos inocentes. Porém, o nível de atrocidades subiu: portadoras de Síndrome de Down foram usadas pela Al Qaeda como mulheres-bomba em dois atentados no Iraque dia 01/02. As deficientes mentais foram detonadas à distância, via telefone celular, em movimentadas feiras em Bagdá. Cem pessoas morreram.












Postado por: Morgahna

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Dessa vez foi o terrorista que morreu




Dia 19/02 foi assasinado o libanês Imad Mugniyah, que durante 20 anos foi o terrorista mais procurado, até Osama Bin Ladem "roubar a cena" em 11/09/2001. O carro de Mugniyah explodiu em Damasco, capital da Síria.Foi ele que introduziu o conceito de atentado suicida, tão comum no Oriente Médio. Ele era líder do Hezbollah e este acusa Israel do assasinato.






Postado por: Morgahna



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Paquistão testa míssil com capacidade nuclear


O comando militar paquistanês informou em comunicado que o Paquistão testou nesta sexta-feira um míssil balístico com capacidade nuclear de médio alcance, o Ghauri Hataf-V.
O teste faz parte de uma campanha de treinamento militar de inverno, na qual as Forças Armadas paquistanesas colocam a toda prova seu armamento e desenvolvem exercícios táticos. Os militares foram parabenizados ,pelo presidente paquistanês, pelo alto nível de treino e excelentes resultados obtidos.

Desde 1947, o Paquistão mantém uma forte tensão militar com a Índia e os resultados do sucedido teste podem preocupar os indianos.


Postado por: Marina

domingo, 24 de fevereiro de 2008

O que é?

O Oriente Médio ou Médio Oriente é um região localizada entre o oriente e o ocidente mais precisamente entre os continentes Europeu Asiático e Africano, se estende do Mar Mediterrâneo até o Golfo Pérsico.
Veja o mapa:



Depois da II Guerra Mundial, passaram a ocorrer varios conflitos na região e isso desperta grande interesse econômico e politico em razão de sua localização e pelo fato de que 60% do petróleo esta no Oriente Médio.
Há também inumeros confrontos por causa das religiões devido as cidades sagradas para varias religiões.

Postado por: Filipe