quinta-feira, 26 de junho de 2008

Uma semana de cessar-fogo…

Conforme o post abaixo, um novo cessar-fogo entrou em vigor dia 19 de junho de 2008, entre Israel e o grupo Hamas, que está governando a Faixa de Gaza já por um ano. Uma semana se passou, e hoje, 26 de junho, dois foguetes foram disparados da Faixa de Gaza contra o sul de Israel, por militantes palestinos. Não houve vítimas ou danos significativos, mas o problema reside na violação do acordo, que está em vigor a apenas uma semana.
O dia dos ataques coincidiu com o dia no qual um enviado de Israel foi ao Egito (mediador do cessar-fogo) para acertar o último tópico do acordo, que consiste na liberação de centenas de prisioneiros palestinos em troca da libertação de um soldado israelense que está em poder dos palestinos há dois anos. Esse tópico cria discórdia porque os palestinos da lista de libertações proposta pelo Hamas inclui indivíduos que se envolveram em ataques letais. Dessa forma, cria-se novamente instabilidade na região, e esse cessar-fogo passa a ser mais um...que não foi respeitado.
Postado por Morgahna

Um comentário:

Anônimo disse...

É uma pena que esse cessar-fogo não durou. Quando eu escrevi o post abaixo eu pensei que os ataques e as mortes na região iriam diminuir. =( Infelizmente a briga entre eles já tem muitas coisas envolvidas e dificilmente será resolvida. Povos vizinhos deveriam se ajudar, mesmo com diferença cultural o respeito deveria prevalecer.